Entenda o que é e como tratar o
Bruxismo
Bruxismo
O bruxismo pode ser definido como a ação de apertar, raspar, ranger ou até manter a boca em uma posição forçada, que não a de descanso. Atualmente um novo olhar está sendo direcionado para este hábito, e pesquisadores do mundo todo estão começando a investigar de maneira muito mais profunda essa alteração que afeta muitas pessoas. A principal queixa é o desgaste dental, fraturas de restaurações, sensibilidade dental. O bruxismo pode causar dores musculares, e por excesso de carga na articulação pode levar a um processo de desgaste, porém, isso não ocorre em todos os pacientes.
Tipos de bruxismo:
-
Inicialmente dividiremos o Bruxismo em duas grandes categorias:
-
Bruxismo do sono (aquele que acontece enquanto dormimos);
-
Bruxismo da vigília (aquele que acontece enquanto estamos acordados)
Bruxismo do sono:
O nosso sono é dividido em algumas fases, e o bruxismo ocorre sempre em uma determinada fase, e por isso, precisamos entender que não rangemos os dentes a noite toda, e além disso, em muitos pacientes o fato de ranger os dentes pode ser um alerta para outros distúrbios, como a presença de refluxo, ou gastrite, ou alergias respiratórias, ronco e apneia. Por isso, se faz necessário uma investigação mais profunda, pois o bruxismo pode ser uma consequência destas alterações, sendo um bruxismo secundário, assim sendo, requer outras modalidades de tratamento em conjunto, e não somente a placa estabilizadora.
Bruxismo da vigília:
Podemos entender esse bruxismo como um hábito, uma parafunção, ou seja, seriam movimentos repetitivos realizados de forma automática em resposta a um estímulo, que na maioria das vezes envolvem ansiedade, preocupação, estress. Podemos até dizer que se compara ao hábito de roer unhas, ficam balançando as pernas sem parar, ou seja, tem relação com o comportamento da pessoa. O grande desafio desse indivíduo com bruxismo, é quando ele entende que será necessário realizar mudanças internas, para sua melhora na qualidade de vida para redução do hábito. Podemos entender que passamos muito mais horas acordados do que dormindo, portando, entendemos que este bruxismo da vigília é muito mais danoso para as estruturas dentais e anexas, do que o bruxismo do sono.
Bruxismo em crianças:
Os pais de muitas crianças se preocupam muito com o fato de seus filhos rangerem seus dentinhos enquanto dormem, e realmente devem se preocupar, mas vamos tentar esclarecer algumas dúvidas de maneira bem simples.
Primeiramente, o bruxismo do sono na criança, assim como nos adultos, pode ser um bruxismo secundário, ou seja, ele aparece em função de outras alterações, como os PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS ALÉRGICOS, como rinites, adenóides, sinusites. A mandíbula da criança faria os movimentos de ranger na tentativa de respirar melhor, portanto cabe ao dentista capacitado, avaliar a criança e muitas vezes solicitar encaminhamento à equipe médica (pediatras, otorrinolaringologistas, alergistas, etc) para um tratamento multidisciplinar mais efetivo. Outro fator de aparecimento relaciona-se com ALTERAÇÕES DO SONO da criança, pois ela pode apresentar ronco e apnéia, também cabendo uma avaliação e orientação especializada.
Além destes fatores, os de ORDEM COMPORTAMENTAL, ou seja, ansiedade, irritabilidade, excesso de atividades, também devem ser levados em consideração, pois afetam o dia a dia da criança, podendo também desencadear o bruxismo, tanto durante o sono e/ou quando ela estiver acordada.
Em alguns casos, pode-se fazer uso de placas estabilizadoras, elas NÃO atrapalham o crescimento da face, maxila ou mandíbula! Tudo isso deverá ser supervisionado pelo profissional especializado.
Ah....os vermes intestinais não causam bruxismo!